quarta-feira, 30 de junho de 2010

Comunicação entre homem e cachorro!!!


No conceito popular, o cão só falta falar!!!Essa constatação de bom senso é bem interessante e relevante, mas precisamos nos dar conta que não existe apenas a linguagem (fala) para comunicação. Outras forma de comunicação também são eficazes para a interação. Se o cão não tem o dom da fala, ele tem todo o resto. E é nesse "resto" que se constrói toda a comunicação entre o homem e o cão.

Gestos e entonações: Quando nos comunicamos, não usamos apenas palavras. O conteúdo do nosso discurso é condicionado por elementos não-verbais. o tom da voz, as mímicas e gestos faciais, as pupilas, o movimento do corpo, como postura, as roupas e acessórios usados por n[os. Tudo faz parte da comunicação. O mesmo ocorre com os cães, com a diferença que o discurso será inteiramente constituído de gestos e entonações. As palavras pronunciadas serão sinais sonoros que o animal vai associar a uma situação, a um comportamento a ser adotado.


exemplo: ensinar a sentar. Não é porque dizemos 'senta" que ele obedece a ordem, mas porque o dono ou educador associou esse som a gestos que sugerem o movimento a ser realizado e recompensou o cão quando ele respondeu de maneira desejada.


Um comentário:

Verena disse...

Olá,
Obrigada pela visitinha e por seguir o nosso bloguinho
Lambeijos e Ronrons
Pepi e Xixo