segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cuidados com a higiene do seu cão!!!



a higiene rigorosa no campo e, também na cidade, garante a boa saúde do cão e pode evitar muitos problemas (inflamações, secreções nos olhos e das orelhas). Os cuidados regulares e cotidianos são, além disso, momentos especiais que reforçam a confiança do animal no dono.




Segue alguns toques:


A Escovação:

Cães com pelos longos precisam de escovação diárias para manter o brilho da pelagem. Os cães da cidade perdem pêlo por causa da poeira oleosa das ruas e precisam ser escovados diariamente. Instale o cão em uma mesa que tenha uma altura adequada; se o pelo for curto, use uma escova dura e passe-a cuidadosamente por todo o corpo do animal, no sentido do pêlo, da cabeça para a cauda, do dorso para o ventre, sem esquecer as patas. O cuidados com o pêlo longo exige um equipamento maior: desembolador, rasqueadeira, pente de metal e um condicionador para pêlos.Escove para tirar a sujeira e poeira, desfaça os nós com a mão, corte os mais rebeldes com tesoura, passe o condicionador; use o desembaraçador, depois a tasqueadeira para tirar a penugem e termine com o pente.


O Banho:

a frequência de banho depende de como o animal vive: se for ao ar livre, um banho por mês serão o suficientes; em apartamento, poderá tomar banho uma vez por semana. Use um shampoo para cães, pois os nossos podem causar alergias. Antes de molhar desembarace o pêlo para não danificá-lo e proteja as orelhas com bolas de algodão. Forre a banheira ou o box com um tapete antiderrapante; ponha o cão na banheira e molhe-o com água morna, mantendo o chuveirinho bem perto do corpo do animal. comece pela cabeça e deixe a água penetrar na pelagem. Em seguida passe o shampoo e comece pela cabeça, evitando os olhos, depois o corpo e patas; esfregue para formar espumas; enxague abundantemente protegendo os olhos com as mãos.

Não dê banho num cão com doença de pele sem consultar um veterinário, pois o fungo responsável pela sarna se alastra no banho. Um filhote pode tomar banho ao três meses, desde que se tome os cuidados necessários.


Os olhos:

Uma vez por semana, limpe a volta do olho com algodão embebido em água fervida e ainda morna ou em chá de camomila. Se o cão tiver olhos lacrimejantes, caso frequente nas raças anãs, os cuidados devem ser diários.

As orelhas:

É preciso verificar as orelhas regularmente, especialmente as caídas, mais sensíveis aos parasitas e às infecções. Uma vez por semana, corte os pelos que obstruem o conduto auditivo com a tesoura de pontas redondas. Usando um produto indicado para esse fim e amornado, embeba um algodão e passe na orelha.


Os dentes:

O cão também tem tártaro. Examine sempre os dentes, porque o tártaro facilita as infecções de gengiva e a perda de dentes. Escove-os diariamente com pastas exclusivas para cães ou uma solução caseira(Bicarbonato de sódio). Também se pode passar um limão cortado no meio.Se o tártaro persistir, procure um veterinário para a remoção.


As unhas:

As unhas dos cães que vivem em apartamento não se gastam e é preciso cortá-las. a operação é delicada e deve ser feita com alicate especial, que corta a unha sem esmagá-la. Procure um profissional de banho e tosa, ele sabem fazer esse tipo de procedimento. As unhas devem ser cortada uma vez por mês.


A tosa:

Em geral é mais fácil e mais seguro levar o cão a um profissional para uma tosa completa. Procure um profissional com referências, para evitar problemas.
Lembre: Cuidar da saúde e higiene do seu cão é parte da posse responsável!!!

Nenhum comentário: