quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cães X Trabalho


O cão sempre ajudou o homem no trabalho. Girador de espeto, ajudante de amolador, puxador de carroça do leiteiro, pequenas funções que desapareceram. No entanto, se nos tempos modernos algumas dessas funções foram extintas, muitas outras apareceram para eles.
Hoje temos um percentual alto de cães que estão designados para missões de segurança (guarda e vigilância), os cães também trabalham com policiais para seguir pistas, interceptam criminosos, detectam a presença de intorpecentes , explosivos e ainda ajudam na busca de salvamento.


O Pastor alemão por ser mais receptivo ao adestramento , ter um porte forte e característica de coragem é o primeirão para trabalhos desse tipo. Chega a 75% dos cães de guarda são pastores alemães e 18% pastores belgas. Também são usados labradores, dorbermans, dogues alemães e boxers.
Outros trabalhos também sobraram para nossos amigos, como:

* Os cães de avalanche, geralmente da raça são bernardo, com um pequeno barril de rum pendurado no pescoço e que sai para socorrer as pessoas soterradas na neve.


* Os cães de salvamento aquático, os salvamento na água é uma especialidade do terranova. Ele é um nadador incomparável.


* Os cães de pastoreio, como os rebanhos são cada vez mais raros nos campos, uma vez que as ovelhas hoje em dia são mantidas em currais e transportadoras em caminhões, atualmente o grande pastor de Brie faz carreira como cão de companhia.

* Os cães para deficientes, Labradores, Goldem retriviers, pastores alemães, collies e alguns dobermans particularmente equilibrados são os cães que ajudam as pessoas com deficiência motora. Eles andam tranquilamente ao lado das cadeiras de rodas, recolhem os objetos que caem no chão, carregam a bolsa do dono, abrem e fecham portas, acendem as luzes e apertam os botões do elevador, entre outras ações.

* Os cães-guia dos cegos, Dotado por instinto de comportamento protetor em relação aos deficientes, o cão começou essa carreira lá na primeira guerra mundial, nos Estados Unidos e depois na Grã-Bretanha. Os labradores são os mais escolhidos para a função, devido ao tamanho, que facilita a manipulação dos arreios pelo deficiente visual. Os animais são selecionados de 2 a 6 meses de vida, pela docilidade, inteligência, receptividade e equilíbrio.


* Os cães para surdos, Os americanos foram os primeiros a terem a idéia de adotarem cães para substituir o ouvido dos deficientes auditivos. São selecionados animais de todas as raças, pela docilidade, obediência e astúcia e, além de tudo, devem ser bons cães de guarda. A maioria desses cachorros é composta de vira-latas e mestiços, saídos de abrigos para cães.


* Os cães de corrida, Acorrida no cinódromo é realizada com seis ou oito lébreis que usam fardas coloridas, para facilitar a identificação. ainda existe a corrida de cães com trenó que são atuadas por huskys.




* Os cães de prova de pista, As provas de pista são para cachorros de raças grandes, como: pastores alemães e belgas, pastor de beauce, pastor de brie e outros. e são efetuadas em terrenos cercados (60x30 m, no mínimo).

* Os cães do agitity, esta competição é uma das mais recentes para cães. Nestas são avaliados vários fatores como forma física do cão e habilidade do condutor para dirigi-lo. comparável ao salto de obstáculos em equitação, o percurso do agility associa salto de obstáculos, pneu, escalada e descida de rampas inclinadas, passarela, salto em distância, slalom, gangorra, túnel e mesa.

Todos esses cães e suas atividades possuem um forte papel na sociedade, mas o que não podemos deixar de lembrar, é que eles também precisão de descanso e carinho!!!





























Nenhum comentário: