terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Qual a idade ideal para adestrar meu cão?



A idade correta não existe, pois os cães são animais fáceis de adaptação. Sendo possível alterar comportamentos e ensinar todos, indiferente de idade. Lógico que todos os cães são seres únicos, que possuem génios, temperamentos e habilidades diferentes entre eles, envolvendo raças e genes. Mais de modo geral, todo cão independente da idade e raça tem condições de ser adestrado para a obediência básica. Agora para um adestramento mais específico, como agility, truques e outros adestramentos mais específicos, precisará uma análise mais específica.

Sempre quando adquirimos um filhote temos que primeiro nos preocupar em socializar desde pequeno, evitando problemas de agressividade. O adestramento quando ainda filhote não imunizado por completo, deve acontecer em casa. Trabalhos com obediência, estímulo para a aprendizagem e concentração, orientação quanto a cuidados e comportamentos, são os principais a serem trabalhados nesta fase.

Quando o cão é adulto, sempre é possível adestra-lo, basta paciência e cuidados específicos para o cão a ser adestrado. Exemplo: comandos dinâmicos com moderação, caso o cão seja idoso.

Nenhum comentário: