segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Como fazer um cão aprender?


Essa é uma pergunta muito feita pelos donos em geral. Como que eu faço para ensinar o local correto para fazer as cacas? Como faço para ele aprender a caminhar do meu lado? Como faço para ele aprender a me dar a pata? E outras milhões de coisas interessantes...


O maior segredo é que o cão aprende muito melhor quando recebe o reforço positivo. Quando as coisas fluem como brincadeira, é ainda melhor.

Você precisa evitar a punição, ignorando o comportamento errado e valorizando ao máximo o comportamento correto. Essa valorização deve ser verbal, como palavras Muito Bem, é isso aí!!! Também deve ser gestual, pois a comunicação corporal é sem dúvida a comunicação mais eficaz entre homem e animal. O petisco é algo muito interessante em ser trabalhado com cães gulosos. Se torna bem mais fácil para o cão tentar identificar o que você está querendo que ele faça.


É bom deixar bem claro que as punições e os reforços negativos podem provocar traumas e futuros problemas psicológicos em seu cão. E cães com problemas mentais, são cães agressivos e doentes.


Por conta disso, eu só trabalho com o reforço positivo. Evitando ao máximo a punição. Infelizmente ainda encontramos muitos profissionais da área, que desenvolvem esse trabalho.


Preste bastante atenção ao contratar um ADESTRADOR em qual método ele acredita.


Um comentário:

Aline disse...

Ai Milene, nem fale viu??
eu to aqui às tantas por nao achar nenhum adestrador q use metodos positivos.
simplesmente n contrato nenhum adestrador pra ele mandar eu usar aversivos fisicos nos meus cães, então, estou estudando, um pitaco daqui, outro dali para eu propria poder dar conta dos meus bebes.
rs