sexta-feira, 10 de junho de 2011

Adestramento para cães é luxo?



Essa é uma questão bem comentada entre donos conscientes e donos de cães. Acredito que antigamente quando o cão possuía vida de cachorro. Poderíamos dizer que o profissional adestrador era contratado apenas com o objetivo de aprimoramento na comunicação entre cão e dono. Praticamente um objeto de luxo para as socialites e granfinos. A partir do momento que as pessoas passaram criar os cães como fillhos e membros da mesma família. Dando a eles o direito de escolhas para comer, dormir, brincar e outros. Chegando ao ponto de acreditar que eles são semi-humanos, passamos do papel de um profissional de luxo para um consultor de comportamento canino.



De todos os alunos que já atendi ou que ainda estou atendendo, todos são criados e amados por seus dono como membros da família. Alguns com cuidados superiores ao de muitas crianças de baixa renda aqui no Brasil.



Eu mesma crio minhas duas cachorrinhas e meu gato como se fossem filhos. Lógico que o meu filho biológico, que é humano assim como eu, recebe um cuidado superior e com maior assistência. Mesmo assim, não deixo faltar nada para o bem estar de meus filhotes patudos.



Não vejo problema em oferecer amor aos animais, porém o que não podemos deixar de nos policiar é cuidar da disciplina e principalmente, sua necessidade canina ou gatil. Essa é inata do animal e não temos o direito de intervir sobre a natureza.



É aí que quero chegar, cão é cão e só será plenamente feliz se for criado e entendido como tal. Pense na sua forma de criar seus animais. Todos os cães precisam passear diariamente, espaço para brincar, grama para rolar, ossos para enterrar, buracos para cavar, matos para comer, chão para pisar, crianças para brincar, coisas para roer, latir, coçar, tomar banho de rio, mar ou lago, cheirar postes, mijar para demarcar território, latir no portão, proteger a família, deitar ao seu lado, tirar uma soneca tomando sol, deitar na sombra, brincar com outros cães, pular feito um maluco quando você chega em casa, fazer festa para todos que ele ama, roubar seu chinelo para roer e tantas outras coisas que eles adoram fazer por conta de definir realmente quem eles são.



Cães que possuem o direito de ser cão, não precisam de adestrador. Os casos que realmente nos necessitam, são cães com problemas comportamentais criados por falta de identidade canina.



No mundo em que vivemos hoje, com espaços pequenos, devido a urbanização e pouco tempo para direcionar energia se tornou difícil ter um cão e deixá-lo ser 100% cão. E é por isso que o adestrador se tornou mais que necessário. Uma obrigação do dono consciente.



2 comentários:

Unknown disse...

Eu audoro fazer tudo isso Milene!
E viva nóis patudos1
Auauauau

Lambeijos da Lelé

Jully Flores Floricultura disse...

adorei! linke vc no meu blog! bjs! http://djjullyv.blogspot.com/