terça-feira, 18 de maio de 2010

Agressividade X Dominância

É muito importante fazermos uma diferenciação clara entre dominância e agressividade.

Dominância

O cão dominante é aquele que sempre tem suas vontades atendidas. Essa dominância, porém, não necessariamente é feita de forma agressiva. Muitos cães dominantes são extremamente dóceis e simpáticos. Daí a razão de raramente conseguirmos dizer NÃO a eles. E toda a questão de dominância se resume nisso: quem é que decide. E quando a vontade que prevalece é a do cão, e não a do dono, temos uma situação clara de cão dominante, e que nada tem de agressivo.

Quando falamos em dominância estamos falando do temperamento do cão. Um cão que sabe ser um bom líder.

Na Matéria “Quem é o Chefe?” eu faço uma análise mais profunda deste tipo de dominação, e mostro como isso é muito mais comum do que se imagina.

Agressividade

Agressividade é o tipo de reação que um cão apresenta. É a forma com que este cão responde aos estímulos externos: age de forma violenta; impulsiva; exagerada. A Agressividade, como escrevi no artigo anterior, pode ser detonada por várias razões, como medo, possessividade, e (também) dominância.

O Papel do Proprietário

A base para uma história com final feliz é saber escolher bem a raça do cão que você quer ter. Conhecer o temperamento de cada raça é fundamental para uma escolha bem feita. Tudo é importante: se é uma raça agitada ou não (cães muito ativos ficam tremendamente ansiosos ao lados de donos muito sedentários); se é uma raça fácil de se educar ou não; se costuma ser agressivo ou não, etc. O ideal é que você escolha a raça mais adequada ao seu temperamento e ao seu estilo de vida. Se você é marinheiro de primeira viagem deve evitar as raças mais teimosas como o beagle; cocker; teckel; pit bull, rottweiller, etc. Essas raças requerem donos experientes, que saibam se impor de forma incontestável.

Chegamos, então, à escolha do filhote. Ao chegar no canil, peça para que sejam separados os filhotes do sexo que você quer. Observe muito bem os filhotes, e repare em como eles se comportam.

  • Os filhotes mais audaciosos tendem a ser mais dominantes, exigindo uma postura muito clara de seu dono como líder. Devem ser evitados pelos principiantes. Podem tornar-se agressivos, se não forem devidamente treinados.

  • Os filhotes muito medrosos também devem ser evitados. Muitos deles acabam tornando-se agressivos. Como eles não confiam em seu líder para garantir a segurança da matilha, tomam decisões sem serem aptos para tal. Não sabem avaliar uma situação de perigo real, e tornam-se até mais perigosos que os cães dominantes, pois estes dominam a situação, o cão medroso não. Ele ataca às cegas.

  • O ideal é que se escolha os filhotes que tenham um comportamento intermediário entre estes 2 tipos. Você pode até levar um “dominante-bonzinho”, mas dificilmente levará uma fera.

Depois de escolhido o filhote, vamos ver como e onde este filhote vai morar. É importante que este filhote possa ter espaço (e brinquedos) para brincar e se distrair; que tenha água e comida de acordo com seu tamanho e necessidade; que seja socializado com outros cães e humanos; e o mais importante: que ele receba muito carinho e sinta-se acolhido em sua casa.

Partimos, agora, para a questão da educação de seu cão. É muito importante que seu cão te obedeça; te respeite como líder; e saiba obedecer aos comandos básicos.

O mais importante, no entanto, é prestar muita atenção para não recompensar comportamentos agressivos do cão. São muitas as situações corriqueiras em que recompensamos comportamentos agressivos, sem nos darmos conta disso. Veja só algumas delas:

  • O dono vai colocar a coleira no cão, e este (assustado) ameaça morder, e o dono recua o braço, fazendo com que a ação pare. Este dono acabou de ensinar ao Lulu, que a situação que o assustava acabou quando ele ameaçou morder o dono. Adivinha o que ele irá fazer quando se sentir assustado de novo?

  • O proprietário sai para passear com seu cão na rua. Toda as vezes em que o cão reage agressivamente à aproximação de outras pessoas ou animais, o dono afaga o cão dizendo “... amigo...” ou “... calma...”, etc. Este cão entenderá que está sendo recompensado por agir agressivamente. Terá certeza de que é este o comportamento que seu dono quer dele, afinal o recompensa sempre que age assim.

  • Você está com um alimento qualquer nas mãos (até mesmo biscoito canino), e seu cão pula em você, arrancando o que você tinha na mão. Mais uma vez vemos um cão que foi recompensado por um ato violento: ele ficou com o alimento. Mesmo que depois você tire o alimento da boca dele, a imagem que fica, pra ele, é a de que ele pode roubar sua comida, arrancando-a de você.

Enfim, toda vez que o cão é recompensado por ter uma atitude agressiva, contribui para um comportamento nocivo. E a máxima “é melhor prevenir do que remediar” aqui também cabe. Todo comportamento agressivo do cão deve ser contido com veemência.

Se seu cão rosna para outro na rua, dê um tranco na guia dele e diga NÃO! Continue dando trancos, até que ele se acalme. Então afague-o.

Socializar o filhote é a melhor maneira de combater a agressividade dos cães. Na matéria “Socialização de Cães” eu explico com mais detalhes como funciona este processo

Você deve ficar bastante atento ao comportamento de seu cão, durante o seu crescimento. Se ele der sinais de agressividade antes dos 6 meses de idade, você deve procurar um especialista em comportamento. Só ele poderá avaliar o real grau de agressividade que seu cão apresenta, ou não. Uma atitude agressiva na idade entre 6 meses e 1 ano é bem mais aceitável, desde que dentro de limites claros: se o cão fere alguém intencionalmente, é hora de procurar o especialista.

A grande dificuldade da resolução deste problema, é que na maioria das vezes o proprietário do cão demora muito a reconhecer o quão agressivo seu cão é. E quando percebe, já é tarde demais. Estes proprietários acham tal comportamento normal, principalmente se esses cães forem cães de guarda. Mas lembre-se: o fato dele se rum cão de guarda, não lhe dá autorização para ser violento. O cão de guarda deve ser violento com quem nos ataca. Mas com os donos, ele deve ser leal e obediente!

Um comentário:

Carol disse...

Muito bom seu blog! Parabens!!