Esse é um grande problema para o verão!!! Há dois meses atrás eu não tinha idéia da gravidade que é deixar o cão pegar pulgas e carrapatos. Eu sempre pensei mais na higiene do animal em relação a parasitas. Porém, depois do ocorrido com a minha filhachorra Donatela, tudo mudou.
Vou contar parte da história para vocês entenderem. Eu e meu maridão viajamos de lua de mel em Novembro de 2010 e, hospedamos a Dona em um hotel para cães aqui perto de casa. Eu já sabia do problema que o estabelecimento possuía em relação aos carrapatos, mas como a Dona usava coleira anti parasitas e também foi passado um produto para imuniza-la de pulgas e carrapatos, achei que não teríamos problemas. Péssimo engano. Quando fomos buscar a bebê, percebi que ela estava muito abatida e tristonha. Nos primeiros dias pensamos que era por conta da falta que ela sentiu da casa e dos papais. As coisas foram piorando depois de uns cinco dias após a volta, e então, decidimos procurar ajuda médica. Assim que a Dra Fabiana da SOS Animais colocou o olho na Dona, já me perguntou sobre os terríveis carrapatos. Na hora informei que minha filhachorra nunca sofreu com esses tipos de parasitas. Então ela recolheu sangue e fez o exame na Dona, Batata!!!! Ela estava com o bicho hospedeiro do carrapato, que nada mais é que um segundo parasita que deixa o carrapato doente. e provoca a doença Erlicioche.
Devido a doença, minha Dona ficou com as plaquetas super baixas, provocando hemorragias frequentes, anemia, febre, falta de apetite e indisposição. Quase perdi minha cadela!!!
Elimine e evite ao maximo que seu cão tenha contato com esses parasitas, pois é muito difícil recuperar um animal com as doenças provocadas por eles.
Segue alguns sites com dicas a respeito de tratamentos e prevenção, boa sorte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário