Um filhote geralmente chora muito quando chega na nova casa, faz as necessidades em lugares inadequados, precisa de cuidados extras com saúde, alimentação higiene e educação. Neste período precisa ser supervisionado mais especialmente e durante toda a vida vai precisar de um tempo de atenção, e gastos para garantia da saúde de todos.
Animais já adultos embora nem sempre preferidos podem oferecer a vantagem de já estarem educados, algumas vezes já são até vacinados e pode-se pular algumas etapas de socialização que nem todos os futuros proprietários apreciam. E assim você pode evitar com isso que um animal abandonado seja sacrificado.
No geral animais adultos oferecidos para adoção com boa índole atestada, são muito agradecidos e companheiros.
Cães e gatos quando envelhecem, tais como as pessoas, tendem a dormir mais, a ter mais lentidão, a perder a acuidade visual e auditiva, ficam sujeitos a várias doenças da velhice, como cardiopatias, tumores, obesidade, diabetes, que assim como no homem, também vão se instalando. É muito importante que sejam cuidados e sejam acompanhados pelos donos até o final. É uma fase difícil que precisa de supervisão especial.
Veja abaixo os 9 itens obrigatórios para quem tem ou quer adotar um cão ou gato:
- Mantê-lo SEMPRE nos limites domicílio, solto no quintal. NUNCA solto nas ruas ou preso em correntes.
- Vaciná-lo anualmente, quando adulto, contra a raiva e as demais doenças. Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade e, os adultos, anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie.
- Vermifugá-lo, quando filhote, a partir dos 20-30 dias de idade. Quando adulto, semestralmente ou anualmente.
- Esterilizá-lo / castrá-lo para impedir que tenha crias indesejadas. – É uma cirurgia que impede o surgimento de crias indesejadas, diminuindo o abandono e os maus tratos dos animais pelas ruas. Deve ser feita tanto nas fêmeas como nos machos. Poderá ser feita a cirurgia a partir de 30 dias de idade
- Socializá-lo com outros animais e com toda a família.
- Passear diariamente, levando-o com coleira e guia - Durante o passeio, utilize sempre coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo, utilize também a focinheira e evite agressões.
- Manter a limpeza do local (lavar o quintal, recolher dejetos) e a higiene do animal (banhos sempre que necessário)
- Levá-lo ao veterinário sempre que necessário.
- Dar afeto e carinho.
Outras ações importantes:
- Registro Geral do Animal (RGA) – O RGA identifica o animal e seu proprietário. Procure o Centro de Controle de Zoonoses ou os estabelecimentos veterinários credenciados para fazer o registro do seu animal.
- Recolhimento de fezes – Todo proprietário deve recolher as fezes de seu animal nas ruas, calçadas e parques. É uma atitude de cidadania e obrigatório por lei.
- Abrigo – O cão deve ter abrigo confortável, protegido do sol, da chuva e do vento. Já os gatos preferem dormir em locais altos e aconchegantes.
- Alimentação – Fornecer rações apropriadas de acordo com a espécie e a idade do animal. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia e os filhotes de 4 a 6 vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição. IMPORTANTE: Recolher os restos de ração do comedouro de seu animal, evitando assim a proliferação de ratos, baratas e formigas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário