terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Carinho e Amor não estraga nenhum animal



Existe uma bela confusão entre educar e amar seus animais de estimação. O Amor e o carinho são essenciais para a saúde e felicidade de qualquer animal. Porém, há quem diga que isso prejudica no aprendizado do bichano. Inclusive já li em livros de adestramento e relacionamento com cães, que o carinho indisciplina o animal. Isso é um verdadeiro mito. O que entendo de relacionamento entre homem e animal, e olha que devido as minhas experiências com diversas espécies e principalmente cães e gatos, é que sempre me ajudaram para empatia e comunicação com eles.




Fico pensando como deve ser triste para um filhote se separar de sua mãe e a ninhada a qual pertence e ir morar na casa de humanos que nunca teve contato. A primeira noite sozinho, sem seus irmãos e o calor da mamãe e além de já passar por todo esse dramalhão, ainda não receber nem um colinho? Como alguém pode achar que isso de alguma forma fará bem ao coitado?




Por isso, Lembre-se: Amor e carinho não prejudica. Basta apenas tratá-lo como ele deve ser .. um cão, um gato, um coelho ... e qualquer espécie. Quando entendemos suas limitações e necessidades, estamos respeitando a essência do animal e isso faz com que ele seja muito mais feliz, ainda mais se seus donos demonstram que ele é especial para aquela família.

Nenhum comentário: