quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Reabilitar cães e adestrar pessoas - Cesar Millan



Assistindo o programa do Cesar Millan no Animal Planet foi que passei a analisar melhor o que realmente nós profissionais do Comportamento Canino fizemos.
Os cães são animais irracionais, devidamente equipados pelo extinto animal. Suas caracteríticas comportamentais e psicológicas são bem parecidas com os dos lobos, pois eles são descendentes próximos. E com isso, precisamos entender um pouco sobre os lobos para entendermos os cães. Digamos que pelo menos 95% dos meus clientes não conseguiam enxergar esse parentesco do cão com o lobo e acreditavam que seu cãozinho tão fofo e inteligente, estava mais para humano do que para lobo. Confesso que até eu mesma me pego muitas vezes tratando meus cães como se fossem crianças amadas pelos pais. Podemos amar e amar muito, mas não podemos deixar de entender quais são as verdadeiras limitações e origens dos nossos amados. Fica muito mais fácil ensinar na mesma língua e é por isso que precisamos entender quem são, de onde vieram, o que podem ser e fazer e até onde vão.
Quando Cesar Millan fala que reabilita cães e adestra pessoas, ele quer dizer que os cães não nascem com problemas comportamentais. Esses são criados e alimentados ao longo do convívio dos cães com os seres humanos. Gerando dependência, que provoca insegurança, ansiedade por separação, medo, agressividade por medo, energia acumulada e outros comportamentos aos quais chamamos muitas vezes de pirraças. Erro nosso, falha nossa!!!
Nós somos a espécie mais inteligente do planeta e não podemos nos entregar ao achismo e a ignorância não da burrice, mas sim de ignorar a realidade.
Reabilitar cães é deixá-lo no estado equilibrado ao qual ele já foi um dia e adestrar pessoas, é ensinar a postura e energia adequada para se comunicar, entender e se fazer entender pelo seu cão.
Parece um pouco complicado, não é? Só parece. Na verdade é bem fácil!!!

Nenhum comentário: